Artigos Publicados

Procrastinação

Procrastinar:

1. Para adiar a ação; atraso.
2. Deixar até outro dia ou hora.
3. Para adiar a tomada de uma decisão, por vezes, até que a oportunidade seja perdida.

A procrastinação é complicada. Pode fazer com que nos sintamos ineficazes, ou pode ser um alívio quando não temos certeza do que queremos. Como podemos dominar ou superar a tendência de procrastinar? É sempre uma coisa ruim ou pode ser bom?

O que é procrastinação?

Às vezes pensamos que queremos fazer alguma coisa, mas não agimos para que isso aconteça – o que pode ser algo bom, impedindo de nos sobrecarregarmos com novos projetos antes de estarmos realmente prontos para eles. Em uma sociedade em que valemos pelo quanto fazemos aprender a discernir se uma ação é ou não de nosso interesse pode ser difícil. Esse tipo de procrastinação é útil, especialmente se estamos entre aqueles que têm uma abundância de intenção e uma falta de vontade. O que  rotulamos como procrastinação pode ser a nossa orientação interior nos impedindo de sair em uma direção inadequada, ou ajudando-nos com o tempo necessário para identificar o nosso melhor propósito.

Como podemos saber a diferença entre a procrastinação que é útil e a prejudicial?

Prestando atenção para saber se a mente e o coração estão alinhados pode ser uma chave. Procrastinar porque o  coração não quer, pode ser um indício de que a intenção e a vontade não estão em alinhamento. Ao passar um tempo contemplando a fonte da desarmonia entre o coração e a mente podemos entender quando a procrastinação é um benefício ou um prejuízo.

Intenção e Vontade

A intenção e a vontade são aspectos chaves para criar conscientemente nossas vidas. Intenção é definir o resultado ou meta que queremos alcançar. É destacar um resultado específico desejável entre todos os outros: o que é caro ao nosso coração. A palavra tem sua origem no vocábulo “intensa”. É a intensificação de um desejo ou propósito canalizado para uma direção específica e determinado. Ele está “em tensão”, ou tem um olhar fixo no resultado final ou meta. A intenção é necessária para ativar a mente para ser parte de um projeto, ação ou ideia. Precisamos de intenção, como base para nos permitirmos colocar uma ideia em segmentos lógicos da possibilidade.

Vontade é o poder de escolher o que queremos e a determinação para seguir com as ações necessárias para atingir a nossa intenção. Vontade é a faculdade da ação consciente e deliberada. É o poder que se casa com a natureza do sentimento com a mente na ativação e realização de um desejo. A vontade é também o processo ou ato de afirmar a nossa escolha.

A vontade está diretamente ligada com a natureza do sentimento. Você já deve ter pensado em como seria bom fazer algo em particular e, em seguida, descobrir que você não tem realmente vontade de colocar em ação. Apenas gostar de uma ideia não é suficiente para colocá-la em ação. Temos também de ter a sensação de que está certo. Se tomarmos medidas sem ter a sensação de que é certo para nós, a ação muitas vezes carece de poder, criatividade e eficácia. Quando a vontade é firme por trás de uma ideia, a ideia é totalmente energizada e magnetiza facilmente apoio para sua concretização.

Você tem dúvida sobre a sua intenção?

Cliff Rose é para aqueles que estão sempre querendo manifestar algo, mas nunca conseguem concretizar por falta de clareza a respeito das próprias intenções. O fato de você não ter clareza nem foco sobre sua intenção faz com que ocorra a procrastinação.

“Quando você tem uma ideia e quer colocá-la em prática, é essencial definir a sua intenção. A energia precisa da intenção para se mover. Cliff Rose nos ajuda a definir ou esclarecer nossa intenção. Esta essência também ativa a energia do movimento por trás da nossa intenção. Ela nos ajuda a unir a nossa intenção com a nossa vontade, para que nossas ações tenham um caminho a seguir.” [1]

Convocando a Vontade

Podemos procrastinar por medo, principalmente o medo de não ser capaz de alcançar o nosso objetivo. Spanish Bayonet Yucca é a essência que nos ajuda a invocar a nossa vontade. O medo ou a uma incapacidade para chamar a nossa vontade é a raiz da procrastinação. A essência unifica a vontade com a intenção.
“Quando nossa coragem, intenção e vontade pessoal estão em alinhamento, nós encontramos o apoio interno profundo que cria firmeza. Nossas decisões vêm do fundo da nossa alma. Encontramo-nos em equilíbrio com um senso de retidão que apoia nossas ações. Spanish Bayonet Yucca ajuda-nos a encontrar exatamente essa unidade em nós mesmos. Em situações que exigem uma ação, decisão ou a perseverança é como a espada de um guerreiro, cortando a indecisão. Traz-nos concentração, foco e movimento. ” [2]

O que está atrapalhando o seu caminho?

Quando não conseguimos definir  aquilo que  impede o nosso caminho, que inviabiliza o desejo de ir atrás de algo, Desert Broom é a essência indicada. É útil quando todas as partes do nosso ser – a mente, o coração, a intenção, a vontade, etc.. – não estão alinhados com o nosso desejo. A resolução é a palavra chave para esta essência. Na raiz da procrastinação está a indecisão e a fraqueza de propósitos.
“Às vezes, vemos todas as possibilidades, mas não de uma maneira forte. Em outros momentos, podemos ver de uma maneira forte e não todas as possibilidades. Desert Broom nos ajuda a encontrar a força interior unificada, o objetivo centrado e o sentimento de serem reunidas, nos trazendo clareza e uma sensação de resolução pura. ” [3]

Colocar de lado a tomada da decisão

A procrastinação pode assumir a forma de uma falta de vontade de tomar uma decisão. Neste caso, a procrastinação normalmente resulta em limitação de possibilidades, como a janela da oportunidade fechada. Por não decidir, nós permitimos que os outros, ou a situação, tome a decisão por nós. Procrastinação pode tornar-se um hábito para aqueles de nós que lutam na tomada de decisões. No entanto, esta estratégia pode deixar-nos sentir como vítimas das circunstâncias, ao invés de cocriadores conscientes em nossas vidas.
Frequentemente a origem do adiamento é a confusão sobre o desejo ou a intenção que é a base para a ação. Você está procrastinando, porque alguém quer que você tome a atitude, mas você realmente quer? Pode ser necessário esclarecer quais ações nascem de seus próprios desejos e quais pertencem às outras pessoas.
White Desert Primrose é a essência para ajudar a classificar se as ações estão em alinhamento com seu propósito de alma e quais são o que os outros pensam que você deve fazer. Na raiz deste tipo de procrastinação está a crença de que os outros sabem melhor do que você o que é melhor para você fazer.

A armadilha do perfeccionismo

Outra dificuldade é quando a fonte da procrastinação está num caráter demasiado perfeccionista. Não podemos começar um projeto ou uma ação quando temos a expectativa de que nossa ação corresponda a um padrão impossivelmente elevado de perfeição. É uma forma de sabotagem interna do nosso impulso criativo porque duvidamos que nosso produto final será bom o suficiente.
Foothills Paloverde é a essência para a autojulgamento, quando sabotamos um desejo de fazer algo porque achamos que não vamos realizar a tarefa ou que nossos esforços não serão bons o suficiente. Foothills Paloverde e Indian Root trabalham com a autosabotagem que se expressa como procrastinação.

Se você procrastinar porque tende a tornar as coisas mais complexas do que realmente são, Indian Root é a essência a ser usada. Na raiz deste tipo de procrastinação está uma necessidade de tornar as coisas tão difíceis e tão duras que você sente que elas são impossíveis de alcançar.

Spineless Prickly Pear Cactus é para quando procrastinamos porque sentimos que não temos tudo que precisamos para realizar o que queremos. Dizemos a nós mesmos: “Como eu não tenho (ou não mereço) tudo o que eu preciso, para quê?”
“Muitas vezes, quando esta essência é indicada nos sentimos como se nós não merecêssemos algo depois de tudo. Queremos algo, mas sentimos que não somos capazes de obtê-lo. Nossa decepção encobre a procrastinação. O verdadeiro problema está na nossa motivação. Não estamos realmente motivados para ir com tudo em busca do que queremos, porque temos medo de que realmente não mereçamos. Quando somos desafiados, cedemos muito facilmente diante da dificuldade e desistimos. É uma maneira conveniente de provar a nós mesmos que realmente não merecemos ter o que queremos. Neste caso, a escolha dessa essência é a mais indicada para a procrastinação “. [4]
A causa da procrastinação é a sensação de que lhe falta algo essencial.

A Zona de Conforto

Mountain Mahogany é uma essência para aqueles que passaram por grandes experiências de transformação e atingiram um patamar em seu desenvolvimento, onde eles estão mais ou menos confortáveis. Mountain Mahogany dá um empurrão suave, mas firme para chegar com algo, mesmo que nos leve para fora de nossa complacência confortável. Na raiz da procrastinação está o desejo de ficar com o que é confortável e familiar.

Desculpa para Drama e Adrenalina

Às vezes, a procrastinação é uma forma de criar situações em que um alto nível de adrenalina é necessário. Podemos colocar as coisas de tal modo que ficamos tão tensionados e, finalmente, somos forçados a agir. Temos assegurado que a quantidade de tempo que resta é praticamente impossível para realizar a tarefa, o que nos coloca em um estado de alta tensão em que é necessária uma alta descarga de adrenalina.

Drama e estresse são formas de sentir que estamos realmente vivos, interessados e vivendo no limite. Quando nos acostumamos com este estado de ser, podemos adiar a realização das tarefas para que seja preenchido com a emoção proveniente da adrenalina abundante que esta atitude traz. No entanto, drama e estresse também cobram um pedágio físico, mental e emocional de nós e, podem criar um vício inconsciente de adrenalina e das situações difíceis que provocam isso.

Duas essências florais podem ajudar com este padrão. Indian Root é uma excelente maneira de liberar os efeitos celulares de adrenalina no corpo, diminuindo e, eventualmente, liberando o sentimento de necessidade de adrenalina.

A essência Camphorweed pode ajudar a resolver os padrões, ou o hábito, de criação de estresse ou drama, a fim de fazer as coisas. Usando a essência floral Camphorweed podemos encontrar uma forma gentil de manifestar aquilo que desejamos, sem necessidade de entrar na intensidade de uma catarse para o qual podemos ter nos acostumado. Esta essência floral ajuda a apreciarmos a nossa natureza gentil, mantendo-nos em contato com o estado mental, emocional e físico do ser. Traz à consciência que os velhos padrões de drama e luta é, na verdade, uma distração puxando-nos para longe de nosso verdadeiro propósito. Traz um sentido de ancoragem e permite que as limitações possam se dissolver. Camphorweed ajuda a reconhecer nossa própria natureza gentil e como é potente e poderosa para manifestar o que realmente queremos.

Obviamente não precisamos tomar todas as essências florais acima mencionadas, é necessário buscar as mais adequadas às necessidades específicas de cada pessoa. Diferentes pessoas têm diferentes questões que as levam a procrastinar. O próprio processo de explorar e contemplar o nosso relacionamento com a procrastinação é importante. É a base para selecionar com sucesso as essências florais mais benéficas. O mais indicado é, junto com o nosso terapeuta floral, realizar um cuidadoso exame que mostrará claramente qual das essências florais acima são mais apropriadas para a raiz de nosso problema com a procrastinação.

Referências:

[1], [2], [3] e [4]: The Alchemy of the Desert, Cynthia Athina Kemp Scherer, Segunda Edição